Sansão Hortegal Neto é filho do pirapemense de coração José de Ribamar Ribeiro Hortegal e de Marister Hortegal. Sansão Hortegal Neto colou grau na última quinta-feira no curso de jornalismo.
Usando uma rede social, o pai de Sansão, Zequinha Hortegal contou a felicidade que sentia com a vitória conquistada pelo filho. "A nossa maior felicidade é ver o sucesso dos filhos e os objetivos alcançados. Parabéns e muita felicidades."
![]() |
Marister, Sansão e Zequinha Hortegal |
Welyandra, que fez todo seu ensino médio numa escola pública, contou que, além de enfrentar alunos de melhores escolas no vestibular, passou mais de um ano durante o curso realizando estágio como voluntário no Laboratório de Microbiologia, porque acredita que o conhecimento é mais valioso do que qualquer remuneração.
A formanda concluiu o curso com pesquisa na área de microbiologia de alimentos, mas, no início da graduação, o plano era trabalhar com a genética. “Quando entrei na UFMA, tinha uma perspectiva de trabalhar em genética, mas ao estagiar no laboratório, acabei me apaixonando pela microbiologia de alimentos”, confessou.
A paixão pela microbiologia de alimentos rendeu a ela o Prêmio de Iniciação Científica em 2013, oferecido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, aos alunos que elaboram melhores trabalhos de pesquisa nos primeiros anos de formação na instituição de ensino superior.
Durante a cerimônia, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, parabenizou os formandos e os aconselhou a continuarem no caminho da educação, porque acredita na evolução do cidadão através do ensino. “A educação não só liberta, mas também emancipa o cidadão para o desenvolvimento pessoal e do país”, disse, diante dos formandos, professores, familiares e amigos dos diplomados. O reitor também falou da atual situação econômica do país e pediu aos presentes que encarem essa realidade crítica com otimismo.
Representando todos os alunos, a estudante do curso de Design, Paula dos Santos Maia, lembrou os momentos da sala de aula e de noites perdidas na realização das tarefas de disciplinas, mas comentou que todo o sacrifício valeu a pena, porque para ela a valorização da educação é fundamental ao Brasil. “Escolhemos o caminho da academia porque acreditamos que a educação pode mudar este país”, afirmou.
De acordo com a paraninfa oficial, representando todos os professores, a professora do curso de Direito, Valéria Maria Montenegro, aconselhou os formandos a exercerem suas atividades profissionais com maestria e ética profissional, porque são transformadores do mundo. “Vocês são os formatadores do mundo que a Universidade Federal do Maranhão está a entregar à sociedade, por isso continuem responsáveis, pois estarão sempre sendo observados pela sociedade”, declarou.
Estiveram presentes na solenidade o reitor da UFMA, Natalino Salgado; o vice-reitor, Antonio Oliveira; a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra; a pró-reitora de Assistência Estudantil, Cenidalva Teixeira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho; a pró-reitora de Extensão, Marize Aranha; a pró-reitora de Recursos Humanos, Maria Elisa Borges; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), Ridvan Nunes; o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), Francisco de Jesus Silva Sousa; a diretora do Centro de Ciências Sociais (CCSo), em exercício, Valéria Maria Montenegro; e a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Nair Portela.