O município é primeiro da região do Vale do Itapecuru que adere ao sistema, intitulado no Maranhão como Programa Empresa Fácil
A prefeitura de Itapecuru Mirim aderiu, na última quarta-feira (09), a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios- RedeSim, em encontro onde esteve presente o Presidente da Jucema, Sérgio Sombra, a Coordenadora da RedeSim no estado, Carolina Cavalcante, o tenente da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros, Sebastião Bastos Silva Filho,a gerente do Sebrae regional em Chapadinha, Larissa Leite, além de servidores da prefeitura dos setores responsáveis pelo licenciamento.
O município é primeiro da região do Vale do Itapecuru que adere ao sistema adotado pelo governo do Maranhão e intitulado no estado como Programa Empresa Fácil, que tem o objetivo de desburocratizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas.
O Sebrae é um dos parceiros desse projeto e tem sensibilizado os municípios, mostrando a importância e os benefícios do sistema para a economia local. “Ação de sensibilização vem sendo realizada de forma satisfatória e Itapecuru Mirim é o terceiro município atendido pela nossa regional que adere ao sistema”, disse Larissa Leite, gerente da unidade regional do Sebrae em Chapadinha.
Antes da assinatura do Termo de Adesão, o consultor do Sebrae Iomar Rodrigues, fez a apresentação do sistema para os representantes dos setores envolvidos no licenciamento.
O sistema que tem sido implantado em todo o estado,para o empreendedor, visa agilizar todos os procedimentos e coloca à disposição todos os documentos em um só lugar. Para as prefeituras, facilita o crescimento de novas empresas e incrementa a arrecadação fiscal. Além de que o município terá todas as informações consolidadas, sem precisar deslocar, diminuindo os custos e a burocracia para ambas as partes.
“O município de Itapecuru Mirim possui mais de mil empresas cadastradas, sendo que cerca de seiscentas delas são registradas na Junta Comercial, fazendo com que o município venha a ser importante para implantação do Sistema Empresa Fácil, que tem como vantagens o controle real do crescimento do município, o incremento na geração de emprego e renda e um aumento no número de empresas, ” explicou o presidente da Jucema, Sérgio Sombra.
Para o prefeito de Itapecuru Mirim Magno Amorim, a RedeSim é de extrema importância assim como a parceria do Sebrae nesse projeto. “ Entendemos que a RedeSim não irá barrar os empresários de nossa cidade que precisam de agilidade para registrar suas empresas. O brasileiro por natureza é empreendedor e temos o Sebrae como um parceiro que vai auxiliar esses empreendedores a se manterem no mercado, ” ressaltou Amorim.
Segundo a empresa responsável pela implantação do sistema, está previsto para os dias 6 e 7 de outubro, a realização do mapeamento de informações do município para que assim, a Rede inicie seu funcionamento.