Quantcast
Channel: Pirapemas.com | Credibilidade em Notícias
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1507

Festejos de São Bartolomeu

$
0
0

Começou no último dia 11 de Setembro e vai até o próximo sábado (19), no povoado São Bartolomeu os festejos do santo padroeira daquela comunidade. 

A noite desta quarta-feira(16) nos festejos teve como organizadores as autoridades e os povoados vizinhos, uma noite cultural regada com muito tambor de crioula e a tradicional morte do pato.

A festa de São Bartolomeu já é tradicional no calendário cultural do município e a cada ano o número de pessoas que vão até a comunidade aumenta. No último dia dos festejos, sábado, as 9h da manhã tem batizados, à tarde pau furado e encerrando as comemorações de São Bartolomeu, à noite tem festa dançante.

São Bartolomeu

Na Bíblia Sagrada, mais precisamente no Evangelho segundo São João (Jo 1, 47), São Bartolomeu é identificado como Natanael: “um verdadeiro israelita, em quem não há maldade”, disse Jesus. O diálogo contido neste capítulo do Evangelho, segundo São João, entre Jesus e Bartolomeu, mostra a retidão e a franqueza como notas distintivas do caráter deste último. O evangelista São João não menciona o nome de Bartolomeu, fala porém duas vezes de Natanael, amigo do apóstolo Felipe, como participante do grupo oficial dos apóstolos.

Todos os exegetas antigos e modernos identificam este Natanael como Bartolomeu, que provavelmente, tinha dois nomes. Bartolomeu, filho de Tolomeu, é um dos doze apóstolos, cujo nome está fielmente incluído na lista oficial do colégio apostólico. É assim um do grupo dos doze, que acompanharam Jesus durante toda sua vida pública. Foram testemunhas de sua paixão e de sua ressurreição e posto por Cristo como fundamentos da Igreja.

Bartolomeu era de Caná da Galileia, pequena aldeia a uns 10 km de Nazaré. Ainda hoje existe esta aldeia, que pode contar de quatro a cinco mil habitantes. Tornou-se famosa pelo milagre da transformação da água em vinho, que Jesus operou como convidado numas bodas, fato que contribuiu para importância turística desta pequena cidade.

A Bíblia pouco diz e as antigas tradições parecem um tanto contraditórias. Um missionário do século II, fundador da escola de iniciação cristã em Alexandria, Panteno, percorreu o Oriente até à Índia e atesta que lá encontrou vestígios de Cristianismo e uma cópia hebraica do Evangelho de São Mateus, que pertencera a São Bartolomeu. O certo é que nosso apóstolo viajou para o Oriente, provavelmente Armênia e Pérsia.

A tradição diz que ele foi esfolado vivo, barbaridade esta cuja aplicação era conhecida e praticada na Pérsia e no Egito. Quem visita a grandiosa catedral de Milão na Itália, pode contemplar uma obra-prima de escultura representando São Bartolomeu esfolado, segurando nas mãos sua própria pele. Contudo, ele guardou no coração a fé e o amor a Cristo, que força alguma pode arrancar. A oração da missa deste apóstolo nos manda pedir: “Ó Deus, fortalecei em nós aquela fé que levou São Bartolomeu a seguir de coração o vosso Filho e fazei que, pelas preces do apóstolo, a vossa Igreja se torne sacramento da salvação para todos os povos”.

VIVA SÃO BARTOLOMEU!!!






 



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1507

Trending Articles