![]() |
Vista aérea - Boiódromo |
Pirapemas completa neste dia 11 de Dezembro 63 anos de emancipação política e administrativa e o Pirapemas.com vêm parabenizar o município e todos os pirapemenses que fazem desta cidade uma FELIZ CIDADE. PARABÉNS, MINHA, SUA, NOSSA, QUERIDA E AMADA PIRAPEMAS, que os próximos anos sejam de prosperidade, desenvolvimento e de muitas alegrias para todos os pirapemenses e para aqueles que muito contribuem para o progresso e engrandecimento do município.
"Salve! Salve! Salve! Pirapemas
Terra querida dos palmeirais
Tua beleza grandiosa
São também seus mangueirais".
História de Pirapemas
No período da colonização, o Brasil começou a ser povoado a partir das margens dos rios o que favorecia a utilização de transporte fluvial. Por volta do século XVIII, em função da implantação de engenhos de cana de açúcar, da lavoura e da pesca, o Rio Itapecuru começou a ser povoado em suas margens e dessa forma surgiu o povoado Beira Rio. Por volta do ano de 1927 a Rede Ferroviária Federal iniciou o serviço de construção da Estrada de Ferro São Luis – Teresina. Para construção do trecho Itapecuru – Coroatá foram contratados muitos trabalhadores para montagens dos trilhos e esses se alojaram nas imediações da atual cidade, construindo barracos de palha para abrigar suas famílias e denominaram o pequeno povoado de Esplanada, que com o avanço da obra da Estrada de Ferro foi aumentando sua população. Ao concluir a montagem dos trilhos foi construída a estação ferroviária e denominada Estação Ferroviária de Pirapemas, e não de Esplanada como era conhecido o lugarejo.
Esse fato se deve ao seguinte motivo: por volta de 1912, alguns pescadores encontraram em um igarapé uns peixes denominados de pema ou pirapema, e então denominaram tal igarapé de Pirapemas. Assim, quando da instalação da Estação Ferroviária o pequeno Povoado Esplanada passou á categoria de Vila com a denominação de Vila Pirapemas.
. A Estação Ferroviária foi a principal responsável pelo desenvolvimento, político, econômico e social da Vila Pirapemas, possibilitando o deslocamento das pessoas para outros centros bem como o transporte de mercadorias. A implantação da
Estação Ferroviária na Vila de Pirapemas atraiu pessoas de Caxias, Codó, Coroatá, Itapecuru-Mirim, Terezina, Fortaleza, João Pessoa e outros, que com seus familiares fixaram residência e concorreram para o crescimento da Vila de Pirapemas, que posteriormente foi emancipada, transformando-se em Município de Pirapemas, através da Lei Nº 821 de 11 de dezembro de 1952, sancionada pelo então governador do Estado Dr. Eugênio Barros.
O Município de Pirapemas está localizado na Região Nordeste do Brasil no Estado do Maranhão, à margem esquerda do Rio Itapecuru-Mirim, situado na Micro-Região de Itapecuru-Mirim e Região dos Cocais. Limita-se ao Norte com o Município de Cantanhede, ao Sul com o Município de Coroatá e Matões do Norte, ao Leste com o Município de Vargem Grande e a Oeste com o Município de São Mateus. A área territorial do município é de 688,74 KM², a distância da sede do município a BR-135 é de 42km e para São Luis, capital do Estado é de 181km.
Cicero Aguiar
Estação ferroviária em 1920
Estação ferroviária em 1920
Local onde é hoje a praça João Lisboa
Velha ponte de madeira sobre o rio Peritoró